CONTATO

contato@aplconsultores.org     

+55 (31) 99641-1560         

Viçosa, Minas Gerais                  

        

Membros da APL Consultores ministram curso de CAV e Jogos de empresas

April 22, 2016

 

   Membros da APL Consultores realizaram um curso para colaboradores e cooperados da cooperativa Coocafé de Lajinha, Minas Gerais. O curso foi elaborado para que os 

participantes adquirissem conhecimentos a respeito do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) e aplicassem a metodologia através dos Jogos de Empresas.

    O CAV é uma metodologia na qual os participantes conseguem através da própria experiência mudar comportamentos de seu cotidiano. Durante a atividade passa-se pelas seguintes fases: vivência, relato, processamento, generalização e aplicação. Quando as pessoas vivenciam todas as fases do CAV há um maior grau de interiorização dos conteúdos.

    Enfatiza-se o potencial de aprendizagem dos jogos de empresa quando examinados segundo o CAV, já que estes são estruturados de forma a desenvolver um ambiente com estímulo emocional elevado ou mesmo permitir uma interação direta de ações e respostas.

   Os jogos de empresas conseguem agregar em seu repertório funções que estão presentes em organizações como marketing, produção, contabilidade, financeiro e etc. A partir dos jogos é possível vivenciar situações que são correntes no cotidiano das empresas tais como competição, aspectos econômicos, políticos, nos quais proporcionam aos ministradores dos jogos a possibilidade de orientar um comportamento empresarial simulado de forma muito parecida à realidade.

     Os participantes têm a oportunidade de assumir papéis gerenciais, definir livremente metas e aplicar as estratégias. Desta forma é possível ter um controle dos resultados que foram produzidos pelas metas e estratégias previamente estabelecidas, fazendo que suas decisões tenham papel decisivo nos resultados.

     No curso realizado, após o repasse da metodologia – CAV, foram aplicados dois Jogos de Empresas, o Varetão e Jogo dos Canudos. Os jogos tiveram como objetivo que os colaboradores e cooperados pudessem analisam os diferentes estilos de negociação, refletir sobre comportamentos mais produtivos em situações onde o processo de negociação se faz necessário, desenvolver estratégias de equipe, testar essas estratégias em competição com outros, tomar conhecimento de diferentes estratégias de cooperação e competição, suas vantagens e desvantagens.

    Ao final da atividade, com o propósito de averiguar a qualidade do curso, foi aplicada uma pesquisa de satisfação. Os aspectos abordados pela pesquisa foram: domínio dos ministrantes do treinamento a respeito do assunto tratado, qualidade do conteúdo e material didático; nível de satisfação com o treinamento; e incentivo a participação e esclarecimento de dúvidas. 

O nível de satisfação para as perguntas foi, como um todo, muito positivo. A grande maioria dos participantes escolheu como resposta “Excelente” e “Muito Bom” o que demonstra o alto nível do curso na visão dos participantes.

Ao final do curso, os participantes deram alguns depoimentos a respeito da atividade e dos conhecimentos adquiridos. Eis alguns comentários:

 

“Meu aprendizado foi bom, pois ajudou a viver várias experiências que são apresentadas a nós em nosso dia-a-dia e nos ajudou a ter mais experiências para enfrenta-las com mais habilidade e segurança”;

 

“Os conhecimentos apresentados serão de muita valia nos nossos dias de trabalho”;

 

“Mostrou possibilidades de negociações não só nas atividades das empresas como também num relacionamento interpessoal, ou seja, na vida real e cotidiana”;

 

“Muito bom, curso dinâmico e direto”.

Please reload

Featured Posts

Assembleias Gerais em Cooperativas: O que são?

February 8, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags
Archive