Quer um negócio de sucesso? Simplifique!

November 11, 2015

 

Você já parou para se perguntar o segredo de empresas que estão presentes no nosso dia a dia e que faturam milhões todos os anos? Tente imaginar como seria o mundo sem empresas como Google, Netflix, Uber ou ainda Burger King. Agora vamos nos perguntar: como elas chegaram lá?

 

A agência de branding Siegel+Gale publica anualmente, desde 2010, o Global Brand Simplicity Index (índice Global de Simplicidade das Marcas, em tradução livre). O índice é calculado através das respostas a questionários enviados à consumidores de vários países, que avaliam o quão simples (ou não) são os produtos e serviços de diversas marcas.

 

Ao avaliar este índice, é possível perceber informações muito interessantes. A primeira delas é aquela que mais agrada ao empreendedor: a percepção de valor pelo cliente. O índice aponta que 63% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência de consumo que seja mais simples. Ou seja, adotar soluções que sejam simples para o cliente reduz a sua sensibilidade ao preço, fazendo com que ele gaste mais no seu produto sem achar que está pagando caro por aquilo (ou acreditando que o preço vale realmente a pena).

 

Quando se fala em aumentar a margem de lucro de um negócio, se fala em cortar custos ou aumentar a receita. Tornar as coisas menos complicadas pode ser o caminho para que você aumente as receitas do seu empreendimento sem que o cliente ache que os preços estão salgados.

 

Outro aspecto importante que o índice em questão traz é a questão da fidelidade do cliente. De acordo com o relatório, 69% dos clientes recomendam as empresas que lhes ofereceram soluções simples. Ao ter uma experiência de consumo positiva, estas pessoas acabam voltando a comprar o mesmo produto, mantendo-se fiéis a ele.

 

Enquanto isto, internamente, é importante destacar que as empresas que tem a simplicidade intrínseca à sua cultura organizacional também são aquelas que mais inovam e onde os colaboradores se empenham mais a oferecer um serviço melhor para seus clientes.

 

O papel do líder em uma estratégia que descomplique a vida de seu cliente é de suma importância. A gerência do negócio deve se comprometer a buscar ações que estimulem a simplicidade no ambiente de trabalho, de forma que os colaboradores absorvam esta cultura. Nesse caso, tudo vem de cima para baixo.

 

O maior exemplo disso é a Apple, criadora de produtos de sucesso como iPod, iPhone e Ipad. Por anos o líder número um da empresa, Steve Jobs, estimulou intensamente a simplificação de tudo em seus produtos. Em uma reunião para desenhar o primeiro iPod ele teria surpreendido seus colegas com a pergunta: “por quê isto tem duas entradas, uma para o carregador e outra para o fone de ouvido? Por quê não criar apenas uma única entrada que sirva para as duas coisas?”. Com perguntas assim, a Apple criou o primeiro player de músicas com apenas seis botões e mais de mil músicas, que cabe dentro do bolso. Simples assim.

 

Quer descobrir novas ideias simples que podem te ajudar no seu negócio? Acesse o índice de simplicidade clicando aqui e descubra o que várias empresas fizeram para ser tão admiradas por seus clientes.

 

Please reload

Featured Posts

Assembleias Gerais em Cooperativas: O que são?

February 8, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts

April 7, 2020

Please reload

Search By Tags
Archive