CONTATO

contato@aplconsultores.org     

+55 (31) 99641-1560         

Viçosa, Minas Gerais                  

        

Inovação para além do sonho empreendedor

 

 

 

 

Todo mundo é bom em fazer alguma coisa. Cada um tem o seu talento. Alguns são excelentes em mostrar às pessoas o que elas querem, sendo excelentes vendedores. Outros podem ser mais introvertidos, mas sabem fazer um bolo de chocolate de lamber os dedos. Aí vem aquele estalo: por que eu não ganho dinheiro com isto? O sonho começa a crescer e vai nos levando para longe. Logo a empolgação toma conta e, voilà!, temos a ideia do ano!

 

Muitos empreendedores agem desta forma. Ficam tão encantados com seus sonhos que acreditam que o mundo vai querer comprar a sua ideia. Mas na vida real não é bem assim (infelizmente).

Em primeiro lugar, desenvolver um produto ou um serviço é atender a necessidades de diferentes pessoas. Você já se perguntou se a sua ideia resolve o problema de alguém? Se a sua ideia genial não resolve um possível problema de muitas pessoas ou não causa uma mudança positiva para estas pessoas, talvez ela não seja tão genial assim... Talvez seja hora de pensar em uma proposta de valor que agregue mais, fazendo com que seu cliente perceba que vale a pena gastar o dinheiro dele com você. É aí que entra a conversa de hoje: inovação.

 

Muita gente acha que inovar é fazer algo novo. É óbvio que isto está certo. Mas o que muita gente não sabe é que criar algo novo pode ser simplesmente mudar um pouquinho algo que já existe. Confuso? Vamos explicar melhor. A roda talvez tenha sido uma das maiores invenções da humanidade. Mas inteligente mesmo foi a pessoa que pegou a roda e alterou o seu contorno, construindo uma engrenagem. Hoje uma infinidade de máquinas têm rodas e engrenagens, igualmente importantes e cumprindo diferentes funções.

 

Ou seja, Você não precisa inventar a roda. Pode simplesmente juntar ela com mais alguma coisa, ou criar uma roda um pouquinho diferente... Desde que isso se torne útil, claro. Ariano Suassuna já ensinou: dois pedacinhos de madeira e um arame criaram um prendedor de roupas. Você conhece alguém que não tenha pelo menos um em casa?

 

Para algumas pessoas o processo de inovação pode ser mais difícil. É neste momento que estar atento ao que ocorre ao seu redor é essencial. Se você está com dificuldade de criar algo novo, aqui vão algumas dicas.

 

A primeira delas é: esteja atento aos problemas do dia a dia. Sabe aquela coisa que te incomoda e ninguém sabe como resolver? Você pode, sem querer, acabar encontrando a solução para aquilo, que pode ser a solução que outras pessoas também procuravam.

 

Outra dica é estar atento ao que outras empresas fazem e estar disposto a conhecer outros empreendedores. Acompanhar ideias de outras pessoas e o que novos produtos oferecem pode fazer você aprender com o erro alheio (que é sempre melhor do que aprender com os nossos próprios erros), ou ainda pode te levar a aprimorar uma ideia que poderia ser melhor.

 

Agora a dica mais importante: saia do lugar, não fique estagnado. Esteja sempre aberto a conhecer pessoas e lugares novos, ou a fazer as coisas de outro jeito. Sair da sua zona de conforto pode te levar a ver várias situações de forma diferente, lhe estimulando a pensar em algo novo. Se isto não acontecer, não se preocupe... Isto nos leva a nossa última dica.

 

Sair do lugar certamente lhe trará experiências de aprendizado e novos amigos. E isto é o que faz a jornada valer a pena. A última dica? Esta mesmo: faça a jornada valer a pena. Concretizar um sonho pode demorar muitos anos, e a vida é agora. Seja empreendedor porque isto te faz feliz e não somente pelo grande objetivo de vida, que pode demorar uma infinidade de tempo para ser alcançado.

 

Please reload

Featured Posts

Assembleias Gerais em Cooperativas: O que são?

February 8, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags
Archive