CONTATO

contato@aplconsultores.org     

+55 (31) 99641-1560         

Viçosa, Minas Gerais                  

        

Estratégia: 10 aspectos chave

February 15, 2015

 

O processo de tomada de decisão, as ações empreendidas em uma empresa, todo este procedimento orientado a garantir o futuro da organização está baseado em uma estratégia.

Baseando-nos no material desenvolvido pela Asociación de la Industria Navarra (AIN), apontamos os 10 pontos essenciais que toda organização deveria ter claro quando planejam e definem suas estratégias.

 

1.O processo estratégico

 

Um conjunto de ações sistemáticas pelas que se estabelecem diretrizes e objetivas para a organização, se analisa a situação competitiva, se definem as linhas e objetivos estratégicos e se estabelecem, implantam e controlam as ações a tomar para desenvolver vantagens competitivas sustentáveis a meio prazo (3 a 5 anos).

 

Dentro do processo estratégico encontramos o PDCA que consiste em:

- Planejar

- Desenvolver

- Controlar

- Ajustar

 

2. Missão

 

A missão da organização reflete aquilo para que o promotor decidisse iniciar-la, salvo que empreenda processos de diversificação radicais, costumam ser mantidas no tempo. Definir a missão marca o terreno de jogo para a tomada de decisões, como possa ser a de comprometer uma diversificação de produto ou mercado ou a mudança no modelo de negócio.

 

3. Visão

 

Capta o posicionamento da organização em um cenário futuro previamente definido. É fundamental deixar clara a visão, por tanto:

- Definir um horizonte temporal;

- Definir um cenário geográfico;

- Identificar atividades, produtos ou sérvios;

- Refletir as vantagens competitivas da organização;

 

4. Valores

 

São o conjunto de crenças compartilhadas de como deve ser e funcionar a organização. Orientam as normas, atitudes, opiniões e conduta das pessoas e formam parte da cultura organizativa.

 

A medida que os valores da organização estão alinhados com os de seu grupo de interesse, é muito provável que se esteja estabelecendo uma base de crescimento sólido e gerando vantagens competitivas sustentáveis.

 

5. Objetivos

 

São a expressão dos resultados que a organização deseja alcançar em um prazo determinado. No caso dos objetivos estratégicos são a meio prazo e são frequentemente propostos e para um período de três anos.

 

Os objetivos devem estás propostos de forma que contemplem dimensões como:

- Clientes;

- Processos internos;

- Aprendizagem e conhecimento;

 

6. Estratégias

 

Palavra de origem militar entendida como o que se deve fazer para vencer ao inimigo. Quando se utiliza em gestão empresarial, estratégia significa como conseguir vantagens que sejam sustentáveis frente aos competidores e assim obtém maior rentabilidade a largo prazo.

 

A estratégia deve dar resposta a uma pergunta básica: Como alcançará a organização seus objetivos?

 

Para responder a esta pergunta a organização pode estruturar suas ações de acordo com os seguintes pontos:

- Estratégias corporativas:

- Estratégias competitivas;

- Estratégia funcional;

 

7. Competências essenciais

 

São capacidades, grupo de recursos para conseguir um fim, da organização que dão resposta a seguinte pergunta: Que competências são determinantes para o desenvolvimento de vantagens competitivas?

 

As competências essenciais são aquelas que possibilitam à organização desenvolver e manter vantagens competitivas.

 

8. Grupos de interesse

 

Na cultura atual, as organizações se comportam como se o único que as preocupasse fosse atender às exigências dos promotores, sócios, acionistas, etc....

 

Dão resposta a uma pergunta: Que o quem afeta as atividades da organização?

 

As informações obtidas e as oportunidades de colaborar detectadas são determinantes para analisar e planejar a estratégia da organização.

 

9. Fatores críticos de êxito

 

Qualquer reto ou objetivo que aspira uma organização está condicionado por múltiplos fatores, tanto internos como externos, mas só alguns poucos podem impactar significativamente nos resultados.

 

É fundamental que a organização tenha clara a resposta à seguinte pergunta:

Que fatores são determinantes para que ela logre seus objetivos?

 

10. Vantagens competitivas

 

É tudo aquilo que induz aos clientes a preferir a oferta da organização respeito a de seus competidores. As organizações cujas vantagens competitivas são más valorizadas pelo mercado podem obter uma rentabilidade más altas que a de suas competidoras.

 

As competências essenciais constituem o ativo intangível mais valioso das organizações, portando, requer esforços de investimento e manutenção, para que não se degrade ou se percam no tempo.

 

Please reload

Featured Posts

Assembleias Gerais em Cooperativas: O que são?

February 8, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags
Archive