Buscar
  • Thiago Heleno Mariano

Desempenho em cooperativas agropecuárias


A discussão acerca do desempenho nas cooperativas agropecuárias surge a partir da dicotomia de sua natureza. Há profissionais e pesquisadores que afirmam que estas são um empreendimento essencialmente econômico, ao mesmo tendo que existe uma corrente de pensamento que afirma que são empreendimentos essencialmente sociais.

No entanto, é fundamental que seja compreendido que a perspectiva social e a econômica são interdependentes. Isto se justifica na medida em que uma cooperativa é constituída para suprir uma demanda social, que possui relação com a necessidade de geração de emprego e renda e de bem-estar social de seus membros.

As demandas sociais somente poderão ser cumpridas se a cooperativa apresentar um bom desempenho econômico, o que possibilita o fornecimento de assistência técnica de qualidade, obtenção de melhores preços para a compra de insumos por meio da economia de escala e no pagamento de melhores preços aos produtos.

Deste modo, é possível observar que o desempenho social e o econômico são os “dois lados da mesma moeda” e que para que as cooperativas logrem bons resultados e atinjam seus objetivos é fundamental que, simultaneamente, sejam instituídas estratégias orientadas a estes dois caminhos.

Em se tratando exclusivamente de cooperativas agropecuárias, o seu sucesso está diretamente relacionado com o desempenho na atividade agropecuária que exerce, uma vez que é por meio dele que surgem os resultados econômicos e sociais. Este desempenho tem relação com a implantação de tecnologias que possibilitem a redução dos custos de produção e promovam eficiência produtiva, com capacitação gerencial para os produtores e na articulação da cooperativa em redes de cooperação.

Deste modo, é possível ilustrar o sucesso da cooperativa agropecuária por meio do esquema abaixo:

Fonte: Elaboração própria

Portanto, é possível concluir que a gestão das cooperativas agropecuárias deve ser exercida com um pensamento sistêmico, que apresente bons resultado econômicos, sociais e em sua atividade agropecuária.

#GestãoEstratégica #Cooperativas #Cooperativismo #Agropecuária #CooperativasAgropecuárias

27 visualizações

CONTATO

contato@aplconsultores.org     

+55 (31) 99641-1560         

Viçosa, Minas Gerais