Buscar
  • Dener de Souza da Silveira

"Estou sem tempo!" Seis ferramentas que irão aumentar sua produtividade


Quem nunca sentiu estar fora do controle de suas atividades? Esqueceu onde anotou o endereço de uma reunião importante? Ou deixou de fazer uma entrega importante por estar ocupado com tarefas menores?

Independente da sua área de atuação profissional, os sinais são os mesmos e, se alguma dessas situações ocorrem com você, provavelmente você esta gerindo mal o seu tempo e precisa organizá-lo melhor.



O acúmulo e não entrega de atividades é apenas uma das consequências de uma gerência incorreta do tempo, que pode causar danos nas perspectivas de futuro na sua carreira e ainda pode extrapolar e atrapalhar o alcance de objetivos da vida pessoal. Assim, o intuito deste texto é lhe ajudar a organizar melhor o seu tempo, apresentado algumas dicas e ferramentas que podem ser úteis.


ATITUDES – Algumas atitudes podem lhe ajudar na realização de tarefas:

  1. Limpe e Organize – Estar em um local limpo e organizado pode facilitar muito a execução de tarefas. Identifique gavetas e pastas, pois saber onde estão suas coisas garante agilidade e economia de tempo durante o serviço. Isso também vale para seu computador, exclua arquivos desnecessários, organize os úteis em pastas e não se esqueça de armazenar os mais importantes em nuvem ou HD externo, para não correr o risco de perdê-los.

  2. Estabeleça prioridades – liste todas as suas atividades e defina: Qual o objetivo de cada uma delas? Depois faça uma reflexão e veja qual compromisso você tem que assumir com cada uma dessas atividades. Feito isso, foque a atenção no que é mais importante.

  3. Faça o que tem que ser feito – Com o ambiente organizado e com prioridades definidas é hora de pôr a mão na massa. Para a realização das atividades, duas dicas podem ser interessantes:

  • Faça na hora tudo que leva menos que dois minutos.

  • Não sacrifique a execução em nome da perfeição – Qualidade é pré-requisito em qualquer serviço, porém prezar pela qualidade de uma tarefa é diferente de ficar adiando a mesma infinitamente por achar que ela ainda não está bem planejada. Lembre-se, só é possível aperfeiçoar o que você já começou.


FERRAMENTAS – Algumas ferramentas também podem ajudar:


Aplicativos – Se você é daqueles que estão sempre conectados pode aproveitar o seu celular para se manter organizado. Alguns exemplos de aplicativos são:

  • Pomodo timer – Disponível para Android e IOS, é um app baseado na técnica Pomodoro e que ajuda a gerenciar seu tempo.

  • Evernote – Permite registrar seus compromissos e salvar arquivos e sites para consultar depois. Este app também está disponível para Android e IOS, além de Windows Phone e Blackberry.

  • Remember the Milk – Com ele é possível definir prioridades e prazos e ainda ser notificado sobre o que deve ser feito.

Matrizes – Se você gosta de se organizar em papel existem algumas matrizes que podem ser impressas e utilizadas, tais como:

  • Matriz Gestão do Tempo - A matriz de gestão do tempo serve para nos auxiliar a organizar nossas tarefas. Ela possui quatro quadrantes (Importante e Urgente / Importante e Não Urgente / Não Importante e Urgente / Não Importante e Não Urgente), assim você pode classificar suas atividades de acordo com seu grau de urgência e importância e poderá estabelecer prioridades.



  • Matriz de Autogestão – Esta matriz cruza as suas Perspectivas com o seu Grau de Controle sobre suas atividades. Assim ela lhe posiciona em um dos seus quatro quadrantes – Comandante (perspectiva e controle altos), maluco/visionário (alta perspectiva e baixo controle), microgestor/implementador (baixa perspectiva e controle alto) e vítima (tanto perspectiva quanto controle baixos) – e você poderá tomar decisões sobre os rumos que suas atividades devem seguir para o alcance de objetivos.



Estas são algumas dicas para que você possa se organizar melhor e aumentar sua produtividade. Espero ter ajudado, bom trabalho!

#GestãodoTempo #Produtividade #FerramentasdeGestão #Empreendedorismo #Aplicativos #M #Matrizes

41 visualizações

CONTATO

contato@aplconsultores.org     

+55 (31) 99641-1560         

Viçosa, Minas Gerais