Buscar
  • Guilherme Luis Rosa da Silva

Relevância e características da Segmentação de Mercado


O processo de segmentação do mercado consiste na divisão de grupos de potenciais clientes que possuam interesses e desejos de compras similares. Após o levantamento destas informações torna-se possível decidir qual segmento irá proporcionar maior retorno a organização.

De acordo com Queiroz Marcellus (2007, p.48) “o objetivo de uma estratégia da segmentação de mercado é melhorar a posição competitiva da empresa e atender, de maneira diferenciada e superior, as necessidades de seus clientes”. A partir disto as organizações projetam seus produtos de maneira que atendam eficazmente às necessidades demandadas do mercado e têm maior facilidade no atendimento da clientela, pois os potencias consumidores já foram levantados. Existem outros benefícios, como estratégias promocionais e avaliação do potencial da concorrência, os quais possibilitam a escolha ideal do segmento. Isto permite um posicionamento estratégico da empresa frente ao seu ramo de atuação.

Características da Segmentação de Mercado

Os profissionais de marketing descrevem como as principais características da segmentação ao público consumidor os seguintes pontos:

  • Características geográficas: a segmentação geográfica possibilita a divisão do mercado de acordo com a localidade (cidade, estado, país), onde as peculiaridades da região são levantadas neste processo.

  • Características demográficas: baseada em estudos estatísticos da população, leva em consideração aspectos como idade, sexo, condição social e econômica, entre outros fatores necessários para divisão dos possíveis grupos. No Brasil parte destas informações é encontrada em sites (IBGE, IPEA, ATLAS) que apresentam uma base de dados constantemente atualizada. Estas informações podem servir de subsídio para a criação de futuras ações de acordo com a estratégia da organização.

  • Caraterísticas psicográficas: são levados em consideração os dados obtidos sobre as classes sociais do(s) local(is) escolhido(s). Através de entrevistas e busca de informações sobre estilo de vida e perfil dos envolvidos torna-se possível detalhar o comportamento do público alvo, em prol das ações a serem realizadas pela organização.

A segmentação de mercado é um meio importante para a definição e conhecimento aprofundo do público-alvo das organizações. Através das características levantadas, as empresas conseguem se posicionar estrategicamente e, ao traçar ações que possibilitem o alcance do seu público, a instituição se mostra competitiva no mercado do qual ira atuar ou esta atuando.

Fonte: QUEIROZ, M. MBA Executivo em Gestão Empresarial Com Foco em Projetos: Fundamentos de Marketing. 2007.

#Empreendedorismo #Fidelizaçãodeclientes #Mercado

0 visualização

CONTATO

contato@aplconsultores.org     

+55 (31) 99641-1560         

Viçosa, Minas Gerais