Buscar
  • Thiago Heleno Mariano

3 passos para escolher a linha de crédito ideal para o seu negócio


Tendo em vista a necessidade de empresas e empreendedores para acessar linhas de financiamento para realizarem investimentos em seus negócios, as instituições financeiras oferecem um leque variado de linhas de crédito com o objetivo de atender às demandas de seus clientes. No entanto, esta variedade faz com que o empreendedor fique em dúvida sobre qual é a linha de crédito ideal para o seu negócio. A seguir, são apresentados três passos que ajudam a escolher a melhor linha de financiamento:

1. Conheça sua necessidade

Existem linhas de crédito que possuem o objetivo de atender a demandas específicas, como o investimento em maquinário agrícola, infraestrutura, compra de bens de consumo, compra de insumos e até mesmo investimento em capital de giro. Além de linhas específicas para modelos empresariais distintos, como por exemplo linhas de financiamento para cooperativas e micro e pequenas empresas. Neste sentido, é fundamental que o empreendedor conheça o seu negócio e a sua necessidade, para que acesse a linha de crédito ideal. Na guia “Oportunidades” é possível visualizar algumas das linhas de crédito disponíveis no mercado.

2. Identifique a instituição financeira

As linhas de financiamento são fornecidas e operadas por instituições financeiras, bancos e cooperativas de crédito, cada uma delas possuem políticas, condições, e programas específicos. Portanto, é necessário que sejam realizadas pesquisas e conversas com gerentes das instituições para conhecer as condições de financiamento de cada uma.

3. Conheça a taxa de retorno do seu investimento

As instituições financeiras e as linhas de crédito estabelecem condições e taxas de juros que devem ser analisadas no momento da escolha do financiamento. Neste momento surge a dúvida sobre a viabilidade em relação à taxa de juros, ou seja, se o investimento trará resultados suficientes para pagar o financiamento e juros. Portanto, é fundamental que seja realizado um estudo, de modo que seja possível visualizar a taxa de retorno do investimento, e analisar esta taxa em relação aos juros, em que a taxa de retorno deve ser superior à taxa de juros para que o financiamento seja minimamente viável.

Concluindo, antes de contratar uma linha de financiamento, o empreendedor deve analisar o seu negócio e conhecer as linhas e condições de crédito existentes no mercado, para que seja tomada a decisão ideal para o investimento.


0 visualização

CONTATO

contato@aplconsultores.org     

+55 (31) 99641-1560         

Viçosa, Minas Gerais