Buscar
  • Pablo Murta Baião Albino

Empreendedores Produtivos


Um empreendedor geralmente desenvolve diversas atividades simultâneas que em muitos casos não somos capazes de imaginar. Não basta ter uma boa ideia, é necessário trabalhar nela e convertê-la em uma empresa ou em um estilo de vida. Além de trabalhar no dia a dia com email, mensagens, clientes, que demanda melhoras, questões administrativas e legais, problemas técnicos, contratação de projetos, fornecedores e funcionários.

Para gerir com eficiência todas as demandas do empreendimento é fundamental priorizar a produtividade pessoal. Neste sentido, seguem 10 conselhos para ajudar ao empreendedor a ter foco e ser produtivo em meio a este emaranhado de tarefas.

  • Planeje seu dia na noite anterior

Esta ação é simples e efetiva. Dedique 5 minutos a identificar as tarefas que devem ser realizadas no dia seguinte. Aponte aquelas que forem realmente importantes. Desta forma seu subconsciente estará se preparando para o dia seguinte.

  • Reserve tempo do dia para trabalhar sem interrupções

É fundamental dedicar parte do dia no desenvolvimento da empresa. Para isso o melhor é não ter gente interrompendo nestes momentos. A melhor opção é bloquear horas do dia para trabalhar concentrado. Verá que podem ser feitas mais coisas em duas horas de trabalho concentrado e ininterrupto que em uma jornada de trabalho de oito horas.

  • Trabalhe primeiro nas tarefas mais importantes

Enfrente primeiro as tarefas mais importantes do dia, aquelas que produzirão maior impacto no seu progresso, por complicadas que sejam. Se é mesmo complexa não terminará em poucas horas e terá que alterná-las com outras atividades, mas já iniciou e deve terminar.

  • Aproveite o tempo

Entre reuniões, encontros e palestras sempre existe aquele tempo morto que ficamos esperando o início das atividades. Pois aproveite estes momentos para planejar projetos, desenhar soluções ou simplesmente ler. Tenha sempre em mãos um meio para fazer anotações.

  • Utilize formas eficientes de comunicação

O velho e bom e-mail continua sendo uma excelente ferramenta de comunicação. Nele as respostas não precisam ser imediatas. Evite as reuniões, desta maneira, poderá concentra-se no seu trabalho e gerir todas as comunicaç4oes em um momento específico do dia que considerar mais adequado.

  • Faça exercícios

Cada vez mais fica provado que exercícios físicos ajudam a eliminar o stress e favorece a produtividade, além de te manter em forma. As endorfinas liberadas produzem sensação de bem estar e aumenta a capacidade de concentração.

  • Procure gente

É impossível fazer tudo sozinho, além de existirem coisas que são preferíveis que sejam feitas por outros. Delegue as tarefas pequenas que consomem muito tempo e não geram satisfação. Busque sócios, parceiros, mentores, colegas. Pessoas podem aportar informações derivadas de suas experiências que podem economizar tempo.

  • Utilize um sistema específico para se organizar (Getting Things Done)

Não tente guardar tudo na cabeça, muito menos em um pedaço de papel como a lista de supermercado. Adote uma metodologia de produtividade pessoal (GTD), que te permita estar organizado, avançar todos os projetos e tratar com diferentes compromissos que tenha em cada uma das áreas nas quais atua.

  • Planeje seu tempo com atividades que não tenham relação com o trabalho

Para ser produtivo é importante trabalhar, mas também deixar de trabalhar, descansar, se distrair, divertir-se, ou você acabará esgotado. Renove suas energias e retorne ao trabalho. Dedique alguns dias da semana para fazer coisas diferentes do trabalho, pensar em outras coisas, gerar novas ideais.

  • Reserve tempo para pensar no longo prazo

É importante não perder de vista o objetivo do empreendimento. O dia a dia pode de manter ocupado com coisas que produzirão pouco impacto na empresa. Para evitar isso, dedique pelo menos um dia no mês para refletir sobre o progresso que está obtendo em seus objetivos de longo prazo.

Por: Pablo Murta Baião Albino

Professor - Universidade Federal de Viçosa

#Produtividade

0 visualização

CONTATO

contato@aplconsultores.org     

+55 (31) 99641-1560         

Viçosa, Minas Gerais